segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1º Dia . Porto - Puebla de Sanabria


Primeiro dia do Carretera Euskadi começou com sol e uma partida, para mim, não muito madrugadora já que o Hugo vinha de Coimbra e partíamos os dois do Porto. Faltavam 15 minutos para a hora marcada e lá comecei a prender toda a tralha na R65, mesmo com as minhas malas laterais Krauser, tive de prender por cima e com esticadores/aranhas o material de campismo.
Com 25 anos de idade e já muitas histórias para contar a quando da sua integração na frota da GNR, aí estava ela novamente pronta para a aventura:



Casaco vestido, capacete apertado, luvas calçadas... chave na ignição... e... errr um starter a fraquejar conseguiu a algum custo colocar o motor em marcha.
Hmmmm... “com todos os kms que vamos fazer, o alternador vai inevitavelmente acabar por carregar a bateria”, pensei eu. Siga!

Encontro na bomba de gasolina perto de minha casa, lá apareceu o nosso amigo Hugo Bob Cardoso para nos desejar boa viagem e tirar umas fotografias... Obrigado Hugo!


Os primeiros Kms foram feitos por estradas principais, já que o objectivo era sair rapidamente do Porto e evitar o transito das suas cidades satelite. Assim, rapidamente chegamos a Vila Real onde almoçamos no Parque da Cidade.


Café tomado na esplanada, toca a rumar para Bragança, último destino a visitar antes de passar a fronteira.
Na rota inicial tínhamos pensado em visitar o Alvão que tem umas paisagens deliciosas com vistas que nos tiram o fôlego só de olhar, mas como a partida foi um pouco atrasada e não faltariam curvas nos dias seguintes, continuamos sem grandes devaneios até Bragança.

A entrada em Bragança fez-se de forma apoteótica, ou não fosse a minha garrafa de água voar ao passar por uma lomba citadina.
- Nota mental nº 1: não confiar que um esticador consegue prender uma garrafa de 1,5litros.

Tomar um cafezito, esticar as pernas e ver as vistas... uma visita curta mas interessante pela cidade do nosso amigo Zé Paulo "TodayAdventure" (que não contactamos pois não tínhamos o número...).

Bragança fica situada mesmo a roçar o país vizinho, pelo que rapidamente chegamos à fronteira, ponto esse que hoje quase não se conhece não fora a placa indicativa e o melhor asfalto do lado espanhol (ahahaha):


Que se faz quando se cruza uma fronteira?
Bom.. pode-se ligar a um bom amigo e relatar como está a correr o nosso passeio. Foi isso mesmo que o Hugo fez ao ligar ao Rui que estava nesse momento por paragens mais a sul (e a roer-se por não estar ali também ehehe)...


Espanha recebeu-nos com uma bela estrada repleta de curvas e curvinhas, e rapidamente nos embrenhamos no Parque Natural de Sanabria atingindo Puebla de Sanabria ao final da tarde. Como o dia terminava, decidimos ficar pelo parque de campismo local e assim lá fomos montar as tendas e cozinhar a primeira refeição.
O fogão que levamos é muito compacto, feito com duas bases de lata de coca-cola, funciona a alcool (ou gasolina) e é bastante eficiente e prático:


Como prémio pelos primeiros kms cumpridos fomos até ao bar do parque beber umas jolas.. lá conhecemos um casal de portugueses e outro Basco. Como não podia deixar de ser, a conversa foi bastante proveitosa.
Viajar é também isto... conhecer malta nova, trocar ideias e pontos de vista.

Sergio
Hugo:

Eu acabei por sair de Coimbra um pouco mais tarde que o previsto devido a uns assuntos pessoais de ultima hora e para as despedidas do costume. Mota carregada e todos os assuntos arrumados e sigo em direcção à A29 que por enquanto ainda nao se paga. Estava atrasado, mas não era motivo para pressas. Afinal estava de férias. 

Cheguei ao local combinado e o Sérgio já estava pronto a arrancar. Estava lá também o Hugo Cardoso que apareceu para nos desejar boa viagem e tirar umas fotos para metermos aqui e no Facebook. Thanks Bob.

Rumamos em direcção a Vila Real Pelo IP4 para almoçarmos. Ainda antes do almoço fizemos umas curvinhas até ao parque da cidade. Almoçamos umas sandochas cafezinho do bar da piscina e siga que o próximo destino é Bragança.


IP4 rumo a bragança e deparamo-nos com obras de alargamento. Essas obras vao permitir transformar o IP4 numa AE. Parece ridiculo quando não há alternativa viavel para o acesso aquela zona. Mas enfim...


Em Bragança paramos numa esplanada bebemos um café e reparámos que o pisca traseiro do lado direito da GS estava nas lonas. Este pisca tinha sido adaptado de forma à mala lateral direita caber no suporte. Sem stress. Nada que duct tape nao resolva. E resolveu :)




Dado isto restava-nos sair em direcção a Puebla de Sanabria. Lá havia uns parques de campismo onde iriamos pernoitar


Antes da fronteira lá resolvemos ligar ao Rui ( que apesar de estar no extremo oposto donde nos encontravamos, esteve sempre presente ) a relatar onde estavamos. E a causar algumas dor de cotovelo é verdade :D.


Estamos para abalar, vemos um senhor no sentido contrario ao nosso , de bicicleta. Claro que o sérgio como fanático pelas duas rodas também a pedais , lá meteu conversa. 


É desta que abalamos. Mas 30m depois paramos novamente para a foto.
 Direcção a Sanabria que já se faz tarde e lá chegamos ao parque de campismo. Não estava ninguem na recepção. Estavam no bar. Check in efectuado e está de montar as tendas e fazer o jantar. Era a hora de testar o magnifico fogão feito de 2 latas e alimentado a alcool. 
E não é que resultou? Apesar de todas as espectativas dos nossos amigos! 
Depois da janta foi hora de celebrar p 1º dia de viagem com 2 cervejas. "Dos Cervesas!" disse um dos amigos , de seu nome Paulo,  que acabariamos por fazer, para o dono do bar.


Lá metemos conversa e passado 15minutos estavmos a falar com ele e com a esposa (Sofia9  e os vizinhos de tenda oriundos do País Basco mas a residir em Bilbao.(Henrique e Mónica)!"Pais Basco? E para la que vamos!!" "Bilbao??!! Se calhar passamos lá!!!" Trabalhas onde? Em Lisboa? na Expo?!?!LLOOLOL Estava a conversa feita.


Depois de muita conversa e teorias, eu e o sérgio lá cravamos algumas expressoes em Basco :D. 


Finalmente o dono do bar pediu para sairmos do bar, como se nos conhecesse há anos. Não houve cordialidade delicadeza, mas fe-lo com simpatia e sinceridade. Ninguém o levou a mal!


A seguir era hora de ir xonar que o dia seguinte prometia ser longo!

6 comentários:

  1. Vejo que já retemperaram as forças e que nos próximos dias vou andar a coçar-me de inveja ao ler os relatos. Mas venham eles, de preferência bem pormenorizados. Esse fogão é que...sei lá, mas funcionou, certo?

    ResponderEliminar
  2. Continuo a achar que esse fogão é uma treta, mas se serviu...
    Claro que estive sempre convosco. Os meus por cá já estavam fartinhos de me ouvir o dia todo falar de vós :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ahahah. Eu tu na esperança que te dissessem:"prooonto vai la"

    ResponderEliminar
  4. Também falamos muito de ti, Rui, sempre que se passava por um sitio fixe lá saía um "O Rui é que ia curtir isto!". Isto apenas porque sabemos o quão jagunço tu consegues ser. cof cof. ;)

    ResponderEliminar
  5. por acaso dissemos muitas vezes "O Rui é que ia curtir isto!" :D

    ResponderEliminar