quinta-feira, 9 de setembro de 2010

2º Dia . Puebla de Sanabria - La Vega

Sérgio:
Segundo dia, o despertador e a luz matinal trataram de cedo nos tirar das tendas... o bar do parque estava fechado, portanto umas barritas de cereais, e um leite chocolatado que por acaso tinha comigo, serviram perfeitamente de pequeno almoço.
Tralha arrumada nas motas, foi hora de nos despedirmos do pessoal que conhecemos na noite anterior...
Despedidas feitas, desejos mutuos de continuação de boas férias, lá se afastaram para nos deixar partir. Supostamente.

Pois, a minha bateria que já se tinha queixado no dia anterior decidiu brindar-me com o desanimador cenário de não conseguir alimentar o starter o suficiente para a motar pegar.
Como tanto eu como o Hugo somos malta das vespas, a primeira ideia que nos ocorreu foi pegar de empurrão, mas um motor boxer com 650cc de cilindrada numa mota com mais de 200kg de peso torna a operação bem mais dificil de concretizar. Depois de duas tentativas frustradas, uma primeira só com o Hugo e uma segunda com a malta que conhecemos na vespera, lembrei-me que no meu kit de emergência tinha uns cabos ‘home-brew’ para ligar baterias.
Logo se arranjou uma bateria de carro para testar, e à primeira tentativa a R65 ronronou saudavelmente como se nada do que tinha acontecido fosse com ela.
Obrigado ao Hugo e aos nossos amigos (Paulo e Sofia e ao Henrique e Mónica ) pela paciência e ajuda voluntariosa!

Com este atraso, mal se tomou pequeno almoço.. não queria desligar o motor até encontrar um “taller” que tivesse baterias para mota. Apesar de ser ligeiramente ilegal, procurei desligar as luzes sempre que possível, pois sei que estas motas pouco carregam com as luzes acesas e especialmente abaixo das 3.000rpm.


E foi nestas condições que se cruzou grande parte do Parque de Sanabria, onde visitamos o lago que lhe dá o nome. Muito bonito com recortes de relevo montanhoso e praias fluviais convidativas... quero lá voltar um dia com mais tempo!


Como as estradas de montanha são pouco férteis em baterias para mota, seguimos rumo a Leon, a maior cidade que ficava no percurso para os Picos da Europa.
Belas estradinhas fizemos até lá chegar, e por lá almoçamos (sandes ao ar livre!).
Nos arredores lá encontrei sitio ( Feu Vert) onde comprar bateria, e como tinha uma nova em casa, acabei por apenas comprar uma bateria de emergência que poderia ser utilizada posteriormente na minha Vepsa PX. Como ela vinha com os ácidos separados (aparentemente prática corrente com baterias de mota) tive também de comprar um pequeno carregador.

Que se seguia? Picos da Europa! Com os atrasos matinais e as compras forçadas o tempo foi passando e ao contrário o que de inicio se pensou, optamos por arranjar um camping nos Picos.
Vindos de Leon, seguimos pelas ‘carreteras’ secundárias que eram muito muito fixes:



O GPS foi sempre muito útil, especialmente para entrar e sair das cidades sem perder muito tempo, mas neste dia insistia em nos mandar para uma rua sem saída..


Mas com um ou outro desvio lá nos fomos embrenhando nos fantásticos recortes dos Picos da Europa...

E foi aqui que ‘descobri’ que tinha perdido a minha máquina fotográfica... não percebi bem como nem onde, mas tinha desaparecido do meu saco :(
Bom, pensei eu, sempre tenho o telemovel e o Hugo tem uma boa digital.. podia ser pior (mal eu sabia...)!



Apesar do tempo enublado, as paisagens continuavam a ser fabulosas...
As curvas dos Picos da Europa tomaram conta de nós e o registo em filme consegue, talvez, mostrar um pouco melhor como são divertidas de se fazer de mota, não consegue é representar a imponência dos desfiladeiros e da paisagem.


Com o cada vez mais constante aproximar do final de tarde, e uma vez que ainda não tinha resolvido o meu problema da bateria, decidimos pernoitar no parque de campismo de La Vega, ficava bem perto de Potes.
Quando lá cheguei, prontamente me dirigi à mochila para tirar os documentos para efectuar o registo e.. hmm..
..
Porra! Não encontro o saco dos documentos!!!
..
errr... durante uns momentos não acreditei que aquilo estava a acontecer, é que quem me conhece, sabe bem que sou muito cuidadoso com estas coisas. Até este dia costumava gabar-me de nunca ter perdido uma chave!

Passado o momento de revolta inicial, tentei ser racional: a última vez que tinha utilizado os documentos foi quando comprei a bateria para a mota, assim, pedi para utilizar a internet no camping, vi o número do ‘Feu Vert’ de Leon e pedi ao funcionário do parque para ligar por mim pois seria mais fácil de explicar a situação em castelhano fluente do que no meu esforçado ‘portunhol’.
A ideia de fazer uns 150km de curvas ao anoitecer não era atraente, mas se lá estivessem os meus documentos, iria lá prontamente...
A empregada do Feu Vert fez o favor de procurar na loja e no parque de estacionamento, mas nada encontrou...
Descartado esse local, e uma vez que só fizemos posteriormente paragens para tirar fotografias e/ou discutir trajectos, muito possivelmente num desses momentos devo ter pousado a câmara fotografia e saco dos documentos em cima da mota, e depois arranquei sem perceber que estavam soltos. Estupidez minha. :(
Como não existia certeza de onde estariam, não considerei a hipotese de voltar para trás, se arranquei com eles soltos quase de certeza estariam numa berma com vegetação e seria quase impossível de os encontrar.

Foi mau, mas podia ser pior. Felizmente tinha o cartão multibanco comigo (no bolso do casaco), e uma fotocópia dos documentos (excepto da carta verde) na mota, pelo que poderia seguir viagem com um minimo de condições (ter um acidente, ou ser parado pela policia era bastante desaconselhado...).
Quando viajarem, levem sempre uma fotocopia de todos os documentos, estas coisas acontecem...

(
Passado este stress, lá se montaram as tendas e se fez um jantar no magnifico fogão a alcool.. Tratei também de iniciar a bateria de reserva e carregar a antiga que estava na R65 - carregando todas as noites possivelmente nunca seria necessário utilizar a pequena, mas esta oferecia garantia acrescida de nunca ficar apeado.

Foi um dia muito intenso, começou e acabou com stress, mas ofereceu-nos também das melhores estradas e paisagens que um adepto das duas rodas pode querer.. assim sendo, ficamos pelo parque e bebemos uma bela cerveja para relaxar e falar mais um pouco sobre o sucedido..


O parque de campismo era impecável, bem inserido no meio natural, só se ouvia o barulho da água que passava num pequeno ribeiro e estava quase vazio (só uns alemães como vizinhos).. cenário perfeito para o merecido descanso!


Hugo:
Começamos bem o dia, pelo menos nos primeiros minutos. Mais ou menos a horas, as coisas a serem arrumadas a um bom ritmo. Os nossos recentes amigos passavam pelo local onde estávamos repetidamente a desejar-nos boa viagem! Tudo arrumado, ready, set go!! NOOOOTT!! Parece que alguem confiou demais no carregamento de uma bateria.... que acabou por não carregar.  


Solução#1: empurrar a mota e tentar que ela pegasse! Bora lá que hoje temos de ir para os Picos da Europa! Para trás e para a frente e nada!! Volta a tentar... Nada! Mais uma vez!!! Nada!! Isto tudo com a ajuda do pessoal que esteve connosco na noite anterior. "Bem ..." diz o Ségio, "tenho ali uns cabos artesanais, podemos tentar ligar á bateria de um carro" . Lá empurramos(ei) a mota ate junto de um dos carros, e com os mega cabos artesanais ( só tinham pinças numa das pontas) lá metemos a mota a trabalhar! Com muita pena nossa optámos por não tomar um cafezinho de despedida, antes que a mota fosse abaixo. 






Fomos ver o Lago de Sanábria que tem umas paisagens brutais:












Rumamos a Leon!


Paragem a meio para a ração de combate! 2 Barritas de cereais, uns Choco Micos e estavamos prontos. Eix que começa a chover! Pouco, mas chovia! Lá demoramos mais 5 minutos a tentar ver se valia a pena vestir o fato. Lá vestimos e seguimos viagem! Com a sorte que tinhamos se não vestissemos, ia chover a potes. Como vestimos, 5km depois já tinha parado de chover!


3 areas de descanso depois paramos e tiramos os fatos de chuva.






Chegada a Leon:
Léon é uma cidade com carradas de gente pelas ruas. Lá andamos as voltas a seguir o que o GPS nos indicava . De relembrar que metiamos sempre centro de cidade. Assim iamos conhecendo mais qualquer coisa.
Estacionamos as motas em cima do passeio. O Sérgio junto ás outras, eu um pouco mais a frente devido à dimensao e peso que a GS carregada implicava.


Tudo estacionado, tiramos casacos , arrumamos capacetes e fomos à procura de um supermercado para comprar algo para o almoço. A menina dos gelados lá nos indicou e la fomos comprar pao, patê queijo , fiambre e IceTea. Almoçamos em pleno centro de Léon.






Na hora de almoço aproveitei, para verificar o telemovel. Tinha um numero que não conhecia. "Será que se passou alguma coisa?" Lá devolvi a chamada e reparei que era acerca de um processo de recrutamento. Chamada, despachada, bora lá tomar cafe e seguir viagem.


Voltinha pelo picadeiro, café no Café Europa. Foto para aqui, foto para ali e embora. Tinhamos de ir procurar "Tallheres de mota!" para comprar uma bateria para a mota do Sergio e oleo de travões para a GS (tinha uma pequena fuga no travao da frente e eu nao queria arriscar)




Lá encontramos a oficina, bateria e carregador comprados e siga em direcção ao Picos da Europa! Lá andamos perdidos devido a estradas novas que não existiam nos mapas do GPS e recorremos à velhinha tecnica do mapa e de perguntar ás pessoas. Numa das bombas aprendi 2 coisas: o caminho para Riaño (inicio dos Picos da Europa) e que não devo atestar o deposito da GS até cima ( o excesso sai por um tubo escuador para o efeito) !


Lá fomos em direcção a Riaño. A meio do caminho paramos para tirar fotos.





Foi aqui que começamos a ver o que faltava! A máquina fotográfica do Sérgio!! "Deve ter ficado em Léon! Bolas!!

Paciencia! Siga para Riaño!




Depois de curvas e mais curvas, abertas, fechadas, descidas, subidas, gado no meio da estrada lá chegámos a La Vega. Havia meia duzia de casas uma caixa ATM e um posto de turismo. Perguntámos onde havia um parque de campismo e era mesmo ali. Escolhemos ficar por ali mesmo. Hora de fazer o check in no parque. O Sérgio chegou-se á frente e deixa la ver os documentos... E nada!!!

Será que tinha ficado na loja onde compramos a bateria? Com a ajuda dos donos do parque de campismo la ligamos para a loja! Na pior das hipoteses teriamos de voltar a Leon... Pela estrada onde viemos!!!!! Se tivesse de ser, seria! Não estava la nada. A solução era no dia seguinte em Portes ir à Guardia Civil e expor o caso!
Mas isso ficava para o dia seguinte.

Ao descarregar as coisas reparei que tinha partido o adaptador para tomada de isqueiro da saida da BMW. O sitio onde essa tomada está é francamente má. Situa-se junto ao selector de mudanças e devo ter tocado e partido aquilo. Nada como acabar o dia em beleza :( . Por fim queriamos pagar o parque , com cartão e não tinham. Tive de voltar a vila para levantar!

Acampamento montado , fazer comida e ir beber uma mini para esquecer os problemas que tivemos e relembrar as paisagens por onde passamos!









4 comentários:

  1. Com uma bateria nova em casa e arrancaste com a velha!!! Estavas a pedi-las. Isso dos documentos é que foi bem pior mas acabou por não impedir a continuação do vosso fantástico passeio.
    Continuem, por favor.
    E já agora faziam um video editado, não?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. enganei-me e apaguei o comentário anterior.
    também andei por aí com a Janota, e os parques de campismo são quase sempre muito bons. venham mais dias :)

    ResponderEliminar
  4. nezz: são muito bons, sim.. fiquei com vontade de lá voltar :)

    Rui: ela parecia ainda bem capaz... enfim, para a próxima já sei!

    ResponderEliminar